Blog Lojão do Cabeleireiro

Tudo que você precisa saber sobre transição capilar

Publicado em
transição capilar

Muitas mulheres passam pela importante fase de autoconhecimento e cada uma vive ela do seu próprio jeito. Umas das formas mais especiais de viver esse momento é a transição capilar. Nesse processo a mulher deixa os cabelos voltarem à textura natural, eliminando a química que mantinha os fios alisados. Aceitar os fios naturais é um resgate da ancestralidade e também uma quebra de paradigmas, afinal, a beleza também está nos cabelos ondulados, cacheados e, principalmente, os crespos.

Existe um poder de transformação ao conhecer sua raiz e as mulheres se libertam não só do alisamento, mas de tudo que as aprisiona na vida. Ao tomar a decisão da transição capilar, o primeiro passo é investir em produtos específicos para não danificar ainda mais a parte com química de alisamento.

Se você está pensando em passar pela transição capilar ou se já está nessa fase, pode ficar tranquila, pois vamos te mostrar que dá para encarar as mudanças numa boa.

O que é transição capilar?

Na prática, a transição capilar é aquele momento em que você decide não alisar mais o cabelo e recuperar a textura natural dele. O processo, no entanto, vai muito além de se livrar da química: se tornou uma espécie de grito de liberdade contra os padrões de beleza preestabelecidos pela sociedade. 

Além disso, o ato simboliza o reencontro com sua identidade original. Durante muito tempo, a cultura da beleza exaltou os cabelos lisos e alinhados como sendo os mais bonitos. Isso levou inúmeras pessoas a mudarem a estrutura dos fios para se sentirem aceitas pela sociedade.

No fim das contas, a transição capilar é um procedimento que exige muita paciência, porque não acontece do dia para a noite. É preciso muita determinação para passar por esse processo, já que durante a transição, os cabelos vão ficar com texturas diferentes e isso pode incomodar visualmente. Além disso, é necessário cuidar bastante dos fios, mas nada além do seu alcance.

Fazendo o Big Chop para a transição capilar

Uma das formas de iniciar a transição capilar e a opção mais rápida e radical é encarar o big chop, ou grande corte. E a ideia é exatamente essa que você está pensando, passar a máquina nas madeixas ou as tesouras bem rentes ao couro cabeludo, eliminando os fios quimicamente alisados, para que cresçam naturais.

Apesar de ser o método mais famoso e prático de eliminar a parte lisa dos fios, esta opção não é obrigatória. Muito pelo contrário, fazer o big chop deve ser uma decisão bem pensada. Afinal, somente quando a pessoa estiver completamente preparada e segura consigo que ela deve abrir mão dos fios e aderir aos cabelos curtíssimos.   

Cortar as mechas periodicamente e apostar nas texturizações

Se você não quer fazer o big chop, uma outra forma de atravessar a transição capilar é cortando os cabelos aos poucos, eliminando a parte alisada sem pressa. Uma boa dica se você optar por essa opção, é contar com boas técnicas de texturização dos fios. Elas vão uniformizar e disfarçar a aparência das duas texturas, a natural e a alisada.

Entre os métodos mais comuns de texturização, podemos destacar a fitagem estruturada, o dedoliss, o twist, os coquinhos, os bigudinhos, entre outros. 

Fazer Box Braids é uma ótima opção

Outra forma de passar pela transição capilar em grande estilo é apostando nas charmosas box braids. Tanto para homens quanto para mulheres, a técnica de trançado é sempre uma ótima opção para mudar o visual enquanto os fios naturais estão crescendo.

Se quiser, você pode cortar a parte do cabelo com química e trançar as mechas naturais com fibras sintéticas (jumbo, kanekalon ou lã) se não quiser encarar os fios curtos. Essa técnica tem duração média de três meses e auxilia no crescimento dos fios sem danificá-los tanto.

Acessórios para transição capilar

Existem alguns acessórios que não podem faltar no armário ou na bolsa de quem está passando pela transição capilar. Fora os bigudinhos para texturização, é bom possuir alguns outros objetos. Acredite, eles vão se tornar seus melhores amigos. Tiaras, presilhas e lenços trazem ares despojados e tiram o foco da diferentes texturas.  

Turbante

O turbante é um dos acessórios mais carregados de cultura e história afro-descendente. Um símbolo de empoderamento e um grande aliado no bad hair day, ainda mais de quem está passando pela transição. Se você não sabe amarrá-lo, clique aqui para aprender.

Laços e grampos

Laços e grampos não são acessórios exclusivos de quem está passando pela transição, mas para as que estiverem, são os aliados ideais para prender, modelar e brincar com os fios, dando cara nova a eles a cada dia.

Cuidados com o cabelo em transição capilar

É preciso cuidar bastante dos fios também nesse momento de transição capilar para que eles não fiquem mais fragilizados do que estão e cresçam fortes e saudáveis. Para evitar qualquer tipo de dano e garantir um crescimento saudável é necessário cuidados redobrados. 

Procure produtos que sejam indicados para as mechas que estão nascendo, sejam elas cacheadas, crespas ou onduladas. Muitas pessoas não estão mais acostumadas a cuidar do cabelo natural ou nunca aprenderam a fazer isso, pois começaram a alisar desde muito cedo. Por isso, é muito importante procurar o auxílio de um profissional que poderá ser um amparo durante o período e explicará as necessidades e como cuidar do novo visual. 

Cronograma capilar para transição

transição capilar

Quando o assunto é cuidado com o cabelo durante a transição capilar, a primeira e mais importante dica é seguir um cronograma capilar. Ou seja, seguir uma agenda de cuidados que intercala tratamento de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios. Comece determinando exatamente qual é o seu tipo de cabelo, pois isso é importante para fazer a escolha dos produtos certos.

  • O primeiro passo do cronograma é a hidratação. Ela será a grande responsável por repor a água e os nutrientes dos fios.
  • Em seguida, vem a nutrição, que tem como função de criar uma barreira lipídica na fibra capilar. Isso manterá a hidratação nos fios, deixando-os macios e brilhantes.
  • Por último mas, não menos importante, está a reconstrução. Essa etapa vai devolver toda a queratina perdida – proteína que compõe a estrutura capilar -, fortalecendo as madeixas e livrando os fios do enfraquecimento.

Pode usar ferramentas de calor durante a transição?

transição capilar

A utilização frequente de ferramentas de calor como, secador, modelador de cachos ou prancha pode prejudicar o processo de transição. Isso acontece pois os movimentos feito com esses acessórios durante o uso esticam a fibra capilar e a alisam por tração, o que, com o passar do tempo, retira a definição natural do cabelo e vai mudando a textura do fio. Além disso, por serem fonte de calor, essas ferramentas ressecam os fios e podem deixá-los frágeis e quebradiços. Evite esses itens durante a transição capilar para manter a saúde dos fios durante esse momento delicado.

Pronta para passar pela transição capilar?

transição capilar

Com todas essas dicas de cuidados e os produtos certos, você garante uma transição capilar cheia de emoções e descobertas! Você está preparada para vivenciar esta fase tão marcante na sua vida? Não deixe de seguir os conselhos dados aqui e sempre procure ajuda de um profissional para garantir que todo o processo aconteça da melhor maneira.