Blog Lojão do Cabeleireiro

Coloração para cabelo: 10 passos para pintar o seu cabelo sozinha em casa

Publicado em
coloração para cabelo

Nesse período de quarentena e isolamento social, muitos salões estão fechados, o que acaba interferindo nos nossos planos capilares. Entretanto, não devemos deixar de lado os cuidados que sempre tivemos. 

Precisa pintar o seu cabelo e não sabe por onde começar? Para te ajudar a manter a coloração das madeixas em dia, preparamos um passo a passo para pintar seu cabelo em casa! Confira a seguir e aprenda de uma vez por todas como fazer isso sozinha. 

Garanta nossas dicas importantes que irão fazer toda a diferença! Separe sua tinta e vem com a gente. Dê adeus aos fios brancos ou transforme a cor dos seus fios!

1. Escolha entre a coloração para cabelo permanente e tonalizante.

coloração para cabelo

Qual tipo de coloração para cabelo será usada? É uma decisão importante, já que interfere no seu resultado. A coloração para cabelo permanente é ideal para quem quer garantir a cobertura total de fios brancos, também para quem quer uma grande mudança no visual. 

Já os tonalizantes são ideais para quem tem química no cabelo, além de ser a melhor escolha para quem quer fazer uma transformação mais leve e de poucos tons.

2. Lavagem dos cabelos

preparação de coloração para o cabelo

Se a sua opção for a coloração para cabelo permanente, é interessante ficar 24 horas sem lavar os fios para que a oleosidade natural proteja o couro cabeludo da química. Caso a opção seja o tonalizante, o resultado será melhor se a coloração for realizada com o cabelo limpo.

3. Não esqueça do teste de sensibilidade!

Antes de começarmos, é necessário estar atenta ao teste de sensibilidade. É o primeiro passo e não deve ser dispensado. Mesmo que você já tenha usado a tinta outras vezes, não deixe de realizar!

O teste do toque pode ser feito da seguinte maneira: separe uma pequena quantidade da tintura e aplique na nuca. Se nas próximas 24h o local onde foi realizado o teste não apresentar reações, você pode seguir com a coloração. Caso contrário, suspenda seu uso imediatamente, lavando a região do teste com água abundante.

4. Atenção ao folheto explicativo 

quantidade de coloração

No folheto estão dicas valiosas que você não deve descartar mesmo já conhecendo previamente o conteúdo abordado. Evite ao máximo erros no caminho, e para isso, esse papelzinho será um grande aliado. Por isso, leia todo o folheto antes de começar com a sua coloração para cabelo em casa!

5. Quantidade de coloração para o cabelo

Para não ter nenhuma surpresa, é importante avaliar quantas caixas serão utilizadas no processo. Se seu cabelo for curto, uma caixa já atende bem, mas se for cabelos longos, podem consumir até 3 caixas.

A indicação ideal de quantas caixas você vai precisar também estará presente no folheto explicativo ou na embalagem do produto.

6. Quais os itens necessários para a coloração para cabelo em casa?

Arrume tudo o que você vai precisar em uma superfície de fácil acesso, para evitar manchas, a cubra com um plástico. Além da caixa, os itens essenciais são pente, luvas, toalha e espelho.

Deixar esses itens à sua disposição vai facilitar todo o processo e evitar interrupções que podem acabar manchando o seu cabelo. Afinal, no momento da coloração, todo cuidado é pouco!

7. Manchas não!

Proteja a região em volta para evitar qualquer tipo de mancha. Hidratante, condicionador ou vaselina são produtos que vão te ajudar a evitar que isso aconteça. É necessário aplicar em volta da região do cabelo e orelhas. 

8. Desembarace os fios

aplicação de coloração para o cabelo em casa

Esse passo é fundamental para que o processo seja mais fácil, afinal, com os fios desembaraçados, o manuseio se torna descomplicado. Indicamos o uso do pente de madeira com dentes largos, dessa forma, você remove os nós com mais facilidade e evita o frizz causado pela quebra dos fios.

9. Como realizar a aplicação da coloração para cabelo em casa:

Nossa dica para a aplicação é a seguinte: divida o seu cabelo em 4 partes, da testa à nuca e de orelha a orelha. Comece aplicando o produto na nuca, depois nas laterais. Logo após, continue no topo distribuindo por toda a raiz e por fim, as têmporas e a parte final. Mas se você tiver cabelos brancos, comece por eles! 

Se o seu cabelo for longo, espalhe um pouco de condicionador nas pontas, dessa forma vai equilibrar o tom, já que por serem mais porosas, podem absorver mais tinta e acabar ficando mais escura que o resto do cabelo.

Para que a cor fique uniforme e bonita, é importante seguir as recomendações do fabricante, principalmente o tempo de cobertura. Caso não as cumpra, pode ser que a cor fique falhada e desigual.

10. É hora de enxaguar!

Enxágue os fios com água fria ou morna, isso ajudará a fechar melhor as cutículas após a aplicação. Após o enxágue, é só finalizar o cabelo como você já costuma finalizar e curtir o resultado incrível! Mantenha os cuidados necessários para evitar que sua cor desbote.

Pronta e preparada para ajustar o branco ou repaginar o visual?
Esperamos que você tenha gostado das dicas! Lembramos que todo o material necessário para esse processo, você encontra em nosso site. Clique aqui e para garantir os seus produtos e recebê-los em casa!