Blog Lojão do Cabeleireiro

Como cuidar de cabelos cacheados

Publicado em
cuidar de cabelos cacheados

Confira as dicas de produtos para deixar os cabelos cacheados saudáveis e brilhosos

Saber como cuidar dos cabelos cacheados e crespos é o segredo para que os fios fiquem saudáveis e lindos. O que acontece é que cabelos desse tipo costumam ser mais ressecados e isso demanda uma rotina maior de hidratações, por exemplo. O motivo se dá pelo próprio formato dos fios, que dificulta que a oleosidade natural viaje pelo cabelo até as pontas. 

Para as cacheadas manterem a saúde e beleza dos fios, precisam de produtos, técnicas e truques específicos. E para ajudar você, hoje vamos compartilhar tudo que precisa para cuidar dos cachos. Vamos começar? Aprenda todos os detalhes, pois eles fazem a diferença!

Saiba identificar o tipo de fio do seu cacho

cabelos cacheados

O primeiro passo para cuidar de cabelos cacheados e crespos é entender que eles não funcionam como os fios lisos e ondulados, pois possuem mais volume e diferentes curvaturas no mesmo cabelo. Quanto maior for a curvatura, mais seco é o cabelo. É por esse motivo que cada tipo precisa de uma atenção especial.

Para aprender a cuidar bem do seu cabelo, saiba identificar qual o tipo de fio do seu cacho:

2A - Levemente ondulado: com ondas discretas;

2B – Ondas assumidas: com fios no formato da letra “S”;

2C – Entre a onda e o cacho: bem ondulado e cheio, mas que não chega a formar cachos;

3A - Grandes cachos: em formato de espiral com cachos abertos e bem espaçados;

3B – Espiral marcado: tem cachos bem definidos, menores e que começam bem perto da raiz;

3C – Cachos e mais cachos: com cachinhos pequenos que se estendem da raiz às pontas dos cabelos;

4A - Enroladíssimo: com cachos definidos, mas minúsculos;

4B – Crespo: são tantos cachos e eles são tão pequenos, que mal conseguem ter definição

4C –  Black Power: são bem crespos, os fios em forma de zig-zag desde a raiz, até as pontas. Depois de identificar fica mais fácil escolher os produtos certos.

Como lavar o cabelo cacheado e crespo?

Por causa da necessidade de definição, muitas cacheadas e crespas lavam os fios todos os dias e esse é um dos erros mais comuns. Os cabelos com essa curvatura devem ser lavados, em média, 3 vezes por semana para evitar que o shampoo elimine também os óleos naturais dos fios. 

E falando em shampoo, prefira produtos com fórmulas especializadas para o seu tipo de cabelo e que tenham bastante poder de hidratação. Procure bem antes de comprar qualquer produto, olhe o rótulo dos cremes de pentear, leave-in, ampolas, óleos de tratamento e escolha um que atenda sua necessidade.

Ao higienizar, massageie apenas o couro cabeludo e, ao condicionar, espalhe o produto pela extensão até as pontas, evitando a raiz. Tome banho somente com água morna ou fria, pois a água quente leva embora a oleosidade natural do cabelo.

Alguns exemplos de produtos para usar na hora do banho:

Tenha um cronograma capilar

cabelos cacheados

Outro método para cuidar de cabelos cacheados é o cronograma capilar, pois ele garante tudo o que seu cabelo precisa: hidratação, nutrição e reconstrução.

  • A hidratação vai repor toda a água natural dos fios e é o tratamento mais básico e indispensável de todos. 
  • Já a nutrição vai repor a gordura dos fios, necessária para proteger a estrutura e impedir que o cabelo enfraqueça. 
  • A reconstrução vai agir diretamente na deficiência de proteína dos fios, especialmente a queratina e, assim, recuperar todos os danos causados por fatores externos e internos.

Para te ajudar a criar uma rotina que mais se adapte aos seus fios, considere o que causa mais danos: se você usa ferramentas de calor, se o cabelo é exposto a muita poluição ou calor excessivo, se você tem química ou cabelo descolorido, entre outros. Dessa forma, você poderá ter um tratamento mais completo que deixe seus cachinhos impecáveis.

Algumas máscaras para seu cronograma capilar:

O poder da umectação para os cabelos cacheados

cabelos cacheados

A umectação serve para repor a oleosidade no comprimento e pode ser feita quando você perceber que os fios estão ressecados e opacos. Pode utilizar um óleo vegetal puro, o de coco, de rícino, amêndoas, argan, oliva, abacate, entre muitos outros.

Aplique o óleo no comprimento dos fios, aguarde duas horas e lave os cabelos. Você sentirá que os seus fios estão mais macios e com brilho. Também pode ser associado à outros produtos, como máscaras de hidratação, nutrição e reconstrução, além de outras misturinhas e receitas caseiras para tratar os fios.

Finalizando os cabelos cacheados e crespos 

A finalização é responsável pelo formato e aparência dos cachos, por isso ela é importante. Basicamente, a técnica de finalização vai ditar a aparência do cabelo e se ela vai durar por alguns dias. Existem inúmeras técnicas e truques de finalização para diferentes curvaturas, mas o ideal é que elas sejam feitas com os cabelos úmidos. Confira as nossas dicas:

Penteando os cachos: Desembarace os fios só quando estiverem molhados. Pentear os fios secos contribui para que o cabelo fique volumoso e sem cachos definidos. 

Secando os cachos: Retire a umidade suavemente com uma toalha ou tecido de algodão, sem esfregar, aplique um leave-in e desembarace os fios com delicadeza. Se for usar o secador, prefira encaixar um difusor no bocal. O acessório distribui o ar e retira a umidade sem desmanchar os cachos. E não esqueça de aplicar protetor térmico nos fios antes de usar o aparelho.

Plopping: Esfregar a toalha pode deixar seus cabelos ressecados. Use uma toalha de microfibra ou camiseta de algodão. A técnica é conhecida como plopping e também serve para evitar o frizz.

Fitagem: Essa hidratação para ativar cachos é bem fácil e os mantém super definidos por bastante tempo. Basta escolher o seu creme de pentear, ativador de cacho ou gelatina preferida, separar o cabelo em mechas bem fininhas e aplicar o produto por toda a extensão das mechas. Use os dedos para definir os cachos, ou amasse cabelo de baixo para cima para estimular a definição dos mesmos. Deixe secar naturalmente.

Como manter os cachos por mais tempo

Você com certeza já deve saber o quanto é difícil manter a definição dos cachos e crespos por mais tempo. Além desses cuidados que ensinamos acima, alguns truques podem te ajudar a manter o “day after” (dia após a lavagem e finalização).

Dica 1: Na hora de dormir, o atrito do cabelo com o travesseiro causa frizz e pode desmanchar e embaraçar os cachos. Para resolver isso, use uma fronha ou touca de cetim para evitar esse atrito, ou prenda os cachos e crespos em um coque abacaxi. 

Dica 2: Para manter o day after é realizar pequenas manutenções mesmo depois do período depois da lavagem. Isso porque fatores externos como vento, poluição, chuva, atrito e movimento podem desmanchar os cachos e causar frizz. Você pode manter uma misturinha de água com algum creme de pentear ou ativador de cachos para redefinir os fios rebeldes e mantê-los com cara de recém-lavados.

Agora você já sabe como de cabelos cacheados!

Pode parecer um trabalhão, mas todos esses cuidados valem a pena quando o resultado é um cabelo natural, maravilhoso e bem cuidado, não é mesmo? Ao seguir essas dicas, você vai conseguir manter a beleza e saúde dos seus cachos.

E lembre-se: aqui no Lojão do Cabeleireiro temos uma grande variedade de produtos e marcas para ajudar você nessa jornada. Não deixe de conferir e garantir tudo o que você precisa!