Blog Lojão do Cabeleireiro

Aprenda como montar um cronograma capilar

Publicado em
como montar um cronograma capilar

Você já deve saber bem como é importante manter uma rotina de cuidados para ter fios incríveis. E quando acontece um descuido com o cabelo muitas já pensam em ir direto ao salão de beleza para resolver o problema. Sol, vento, poluição, secador e chapinha, cloro da piscina, procedimentos químicos… São muitos os fatores que comprometem a saúde capilar. Porém, é possível fazer um tratamento potente para recuperar os fios sem sair de casa. Você sabe como montar um cronograma capilar?

Esse é um método de cuidados intensos que supre todas as necessidades do seu fio, que funciona como uma espécie de calendário. Ensinamos a seguir todos os detalhes de como montar um cronograma capilar completo!

Entenda melhor o que é um cronograma capilar

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com o cabelo que intercala três tipos de tratamento: hidratação, nutrição e reconstrução, de acordo com cada necessidade e nível de dano do cabelo.Todos os tipos de fios podem se beneficiar do cronograma de tratamentos – o que muda é a alternância entre os tipos de máscaras usadas.

Enquanto fios ressecados precisam de um cronograma capilar com mais hidratações e nutrições, quem tem cabelos que passaram por um processo de descoloração, por exemplo, deve focar em tratamentos reconstrutores, uma vez que o procedimento faz com que os fios percam de massa capilar.

Benefícios do cronograma capilar

Como dissemos, o cronograma capilar tem três etapas, sendo elas hidratação, nutrição e reconstrução. Cada uma delas tem diferentes benefícios para o cabelo. São eles:

  • Benefícios da hidratação: combate a opacidade dos fios, deixando-os mais brilhantes e macios. Por isso, evita pontas duplas e queda.
  • Benefícios da nutrição: reduz o frizz, proporciona vida e movimento. Sobretudo, deixa os fios mais saudáveis e encorpados, sela as cutículas e prolonga os efeitos da hidratação capilar.
  • Benefícios da reconstrução: recupera a saúde dos fios. Ou seja, restaura os danos e reconstrói a fibra capilar, devolvendo a textura do cabelo.

Saiba identificar a necessidade do seu cabelo

Embora o cronograma capilar tenha três etapas de tratamento, geralmente é apenas uma delas que se tornará o tratamento principal, e isso tem a ver com as necessidades do seu fio naquele momento. Por esse motivo é muito importante você se perguntar qual etapa de cuidados o seu cabelo está precisando. 

A resposta para isso é muito simples: faça um teste de porosidade. Esse procedimento é muito simples e pode ser feito rapidamente em casa mesmo!

Como fazer o teste de porosidade:

1- Pegue um pedaço de fio de cabelo, de preferência das pontas.

2- Coloque água dentro de um copo e jogue o fio lá dentro.

3- Espere cerca de 2 minutos e verifique o copo.

– Caso o seu fio tenha boiado, temos boas noticiais: seu cabelo está com a porosidade baixa e precisa apenas de um tratamento leve de hidratação, portanto, realizará o cronograma capilar com foco em hidratação.

-Se o seu fio afundou até a metade do copo, o cabelo está com a porosidade mediana. Portanto, está na hora de investir pesado em nutrição capilar.

-Já se o fio foi para o fundo do copo, sua porosidade está alta, o que significa que o cabelo provavelmente está bem danificado. Para resolver este problema, a etapa de reconstrução será prioridade no seu cronograma capilar.

Como montar o cronograma capilar para o meu caso?

Agora que você já fez o teste de porosidade e já entendeu qual é a maior necessidade do seu cabelo neste momento, chegou a hora de montar o cronograma capilar correspondente ao seu caso. 

Descobriu que seu cabelo necessita de mais hidratação? Então seu calendário ficará assim:

Descobriu que seu cabelo necessita de mais nutrição? Então seu calendário ficará assim:

Descobriu que seu cabelo necessita de mais reconstrução? Então seu calendário ficará assim:

Dica: O ideal é ter um intervalo de 48 horas entre cada tratamento. Por exemplo: se você lavar o cabelo na segunda-feira, a próxima lavagem será na quarta, depois na sexta e assim por diante.

Entendendo as etapas do cronograma capilar

O que é a hidratação capilar?

Ela serve para devolver toda a umidade perdida pelo fio no dia a dia, devido a ações externas como vento, sol, poluição, ferramentas de calor (secador, prancha, etc), entre outras que também retiram o óleo natural do fio e danificam sua fibra. 

É preciso que o tratamento de hidratação seja feito com ativos que reponham essa água perdida pelo fio, devolvendo o brilho e maciez do mesmo. Para hidratar o cabelo use uma boa máscara de hidratação que contenha alguns dos ativos abaixo:

  • D-Pantenol: Proporciona hidratação de longa duração, maciez e brilho;
  • Manteiga de Oliva: Hidrata profundamente os cabelos a longo prazo;
  • Óleo de Coco Extra Virgem: Rico em Vitaminas E e Ácido Graxos;
  • Babosa (conhecida como aloe vera): Hidrata, regenera e auxilia no combate à queda dos fios. Antioxidante natural;
  • Aminoácidos funcionais: Regeneram a fibra capilar e proporcionam emoliência, maciez e força.

O que é a nutrição capilar?

Esse é o procedimento responsável por repor lipídios aos cabelos. Eles possuem óleo natural e as ações externas podem removê-lo. Os lipídios são gorduras produzidas pelas glândulas sebáceas do couro cabeludo, e sua função é conferir uma camada protetora nos fios, deixando-os macios, flexíveis, brilhantes e com as cutículas alinhadas.  

Além disso, o cabelo cacheado ou crespo, por exemplo, tem a tendência a ficar muito ressecado no comprimento e pontas. Pois o óleo da raiz não consegue descer por todo o fio devido ao seu formato em espiral ou em “Z”.

A nutrição capilar pode ser feita de 3 formas:

  • Máscaras para nutrição: Cremes compostos por óleos e manteigas que irão repor a oleosidade dos fios durante o banho, com ação rápida que pode variar entre dois e cinco minutos.
  • Umectação com óleo vegetal: Tratamento em que os cabelos são banhados com óleos vegetais antes de serem lavados. Nele, deixa-se o produto agir por 30 minutos e, em seguida, segue-se o procedimento de lavagem normalmente.
  • Umectação noturna: Tratamento indicado para cabelos muito ressecados. A umectação noturna é feita com óleos vegetais ou maionese capilar, que são aplicados nos cabelos “sujos” e agem nos fios durante o sono, sendo lavados apenas no dia seguinte.
como montar um cronograma capilar

Principais ativos da nutrição:

  • Óleo de Rícino: Possui ação fortalecedora e auxilia no combate à queda por quebra;
  • Óleo de Coco: Rico em Vitamina E e Ácidos Graxos;
  • Óleo de Argan: Controla o frizz e deixam os fios saudáveis;
  • Óleo de Manga: Rico em Vitaminas A, C B1, B2 e B5;
  • Óleo de Girassol: Hidrata e aumenta o brilho dos cabelos;
  • Óleo de Abacate: Rico em Vitaminas A, D e E. Promove regeneração e nutrição da fibra capilar;
  • Proteína do ovo: Rico em Vitaminas A, vitaminas do Complexo B e antioxidante;
  • Óleo de Amla: Rico em Vitamina C, Flavonoides. Reduz pontas duplas e fortalece os fios;
  • Azeite de Oliva: Rico em Vitaminas A, D, K e E.

O que é a reconstrução capilar?

É o tratamento que cuida e recupera os fios danificados. Promove a reposição da massa capilar (proteína) e deixa os fios mais resistentes novamente. O principal ativo responsável por reconstruir a fibra capilar é a queratina, capaz de encorpar novamente esse fio que afinou e quebrou por meio de exposição à químicas capilares e ferramentas de calor, além dos fatores do dia a dia. 

Quando quiser fazer reconstrução capilar, opte por máscaras de hidratação com queratina na composição. Caso realmente deseje reconstruir os fios com queratina liquida pura, tome muito cuidado com a quantidade ou procure um profissional para fazê-lo. Também evite fazer reconstruções muitas vezes seguidas, a melhor maneira é incluí-la no cronograma capilar para alternar com os outros tratamentos. 

como montar um cronograma capilar

Os principais ativos da reconstrução:

  • Colágeno: Retém a água e uniformiza as cutículas, além de hidratar, manter a forma dos cachos e prevenir a quebra;
  • Creatina: Repara os danos e compõem a cadeia de queratina dos fios;
  • Arginina: Reconstrói os fios de fora para dentro;
  • Cisteína: Age na reconstrução e fortalecimento dos fios, alinhando uniformemente as cutículas.

Quem pode fazer o cronograma capilar?

como montar um cronograma capilar

Todos os tipos de cabelo podem fazer o cronograma capilar. Os cacheados, crespos e afro, inclusive, demandam um cuidado especial por conta do formato do cacho, que dificulta o percurso da oleosidade da raiz até as pontas. Essa particularidade necessita de reforço da nutrição para entregar a oleosidade para o comprimento e as pontas. Já os fios lisos e ondulados geralmente têm maior necessidade de hidratações, portanto, a melhor dica é investir no cronograma com foco nesse tratamento. 

Produtos para usar no cronograma capilar

Aqui no Lojão temos uma enorme variedade de marcas e produtos para você montar seu cronograma capilar de acordo com sua necessidade e seu orçamento. Veja algumas sugestões:

Para hidratação:

Para nutrição:

Para reconstrução: