Blog Lojão do Cabeleireiro

Cuidados com a pele no verão: dicas para manter o rosto protegido

Publicado em
cuidados com a pele no verão

Veja nossas dicas que vão ajudar a manter a pele protegida e bonita nos dias quentes.

Quem gosta de manter a pele sempre linda e impecável, deve ficar alerta no verão: o calor pode deixar o rosto mais oleoso, avermelhado e com mais impurezas, além de o sol contribuir para o ressecamento da pele, mesmo nas que sofrem com a oleosidade em excesso. Se você quer evitar as consequências da estação, é preciso tomar alguns cuidados com a pele no verão.

O sol pode provocar queimaduras, envelhecimento precoce da pele e, até mesmo, aumentar o risco de câncer. E como o rosto é uma das áreas que fica mais exposta, ele precisa de cuidados específicos para permanecer saudável e minimizar os efeitos estéticos negativos que a exposição prolongada pode ter.

Para te ajudar a aproveitar a estação mais quente do ano com mais tranquilidade, separamos dicas de cuidados com a pele no verão. Continue lendo nosso post e aprenda todas!

por que manter cuidados com a pele no verão

Por que devemos manter os cuidados com a pele no verão?

Com a chegada do verão, os cuidados com a pele devem ser redobrados. Isso porque nessa época do ano, a radiação solar é mais intensa o que aumenta os casos de doenças como o câncer de pele. No Brasil, o risco é ainda maior. Nosso país tem um clima tropical perfeito para passeios na praia e piscinas, com direito a muito banho de sol.

Como mencionamos antes, a pele do rosto é uma das mais expostas e por isso acaba sofrendo mais que outras partes do corpo. Por ser uma região mais sensível, é muito importante que você mantenha cuidados com a pele no verão e utilize produtos específicos para a face. Assim você evita, além do câncer de pele, o envelhecimento precoce, manchas, queimaduras e ressecamento.

Quais são os principais cuidados com a pele no verão?

A maior incidência de raios solares, o calor excessivo, e o contato com o cloro da piscina ou sal do mar são fatores que prejudicam a qualidade da sua pele no verão. Por isso, é muito importante conhecer as principais dicas para cuidar bem do seu rosto. Confira:

protetor solar para o tom de pele

1. Escolha um protetor solar adequado para seu tom de pele

Como o rosto está sempre exposto, mesmo que você esteja dentro de casa, é preciso utilizar o protetor solar todos os dias, pois a radiação UVA existe até mesmo em dias nublados ou quando a luz do sol não é direta. Os danos causados se acumulam, acelerando o envelhecimento e aumentando o risco de câncer de pele. Por essa razão, os dermatologistas recomendam que ele seja reaplicado ao longo do dia. O ideal é não deixar a pele desprotegida em nenhum momento.

Fique atento para o fator de proteção mais adequado para seu tipo de pele:

  • Pele negra e moreno-escura: FPS 30
  • Pele moreno-clara: FPS 30 a 50
  • Pele branca: FPS 50 a 60
  • Pele muito clara ou pessoas que tiveram câncer de pele: FPS acima de 60

Lembrando que o protetor solar corporal não pode ser aplicado no rosto! Utilize apenas protetor facial para esta área.

protetor solar para seu tipo de pele

2. Utilize um protetor solar específico para seu tipo de pele

Os cuidados com a pele no verão são mais eficientes quando você faz uso de produtos que se adequam mais ao seu tipo de pele. É possível encontrar uma grande variedade de protetores solares com diferentes texturas e características, o que deixa mais fácil de você encontrar o produto mais apropriado para seu tipo de pele.

  • Para pele oleosa: indicado o uso de protetor em gel, que oferece toque seco e contenha ativos anti brilho;
  •  Para pele seca: o protetor com consistência mais cremosa é mais indicado.
maquiagem e cuidados com a pele no verão
Hydrated skin .Beautiful young woman portrait with fresh green exotic tropical leafs.

3. Quando o assunto é maquiagem, menos é mais

Todo mundo quer ficar o mais bonita possível, e no verão isso não seria diferente. Quem não gosta de tirar aquelas selfies na praia ou na piscina para atualizar o Instagram ou ter uma nova foto de perfil? Acontece que os cuidados com a pele no verão também envolvem maquiagem, então fique atenta!

Com as altas temperaturas, nossos poros aumentam junto. Então sua rotina de cuidados com a pele pode ajudar você a encontrar a maquiagem ideal para o clima quente. Misture sua base com o hidratante para criar uma cobertura leve e uniforme que resistirá ao calor sem bloquear os poros. O resultado é um acabamento impecável que vai durar o dia todo. Ou você pode escolher os BB Cream ou bases líquidas, que têm fórmula mais leve.

O ideal mesmo é ficar só corretivo para esconder as manchinhas que te incomodam. E como a moda agora é a make glow, aposte em iluminadores, blush e gloss.

hidratação nos cuidados com a pele no verão

4. Mantenha a pele bem hidratada

Até mesmo se você tiver uma pele oleosa, não pode abandonar o uso do hidratante nesses dias quentes. Nesse caso, utilize um produto específico para seu tipo de pele e que você se sinta confortável usando. No calor, o ressecamento da pele é mais comum por causa da maior incidência solar, da perda de água pela transpiração, entre outros fatores. Portanto, não só a pele como todo o organismo devem ser hidratados.

Escolha um hidratante que seja apropriado para seu tipo de pele, que não incomode e melhor ainda se ele tiver fator de proteção. Algumas opções vêm com FPS 15 ou 30, mas lembre-se que mesmo assim você também deve usar o protetor solar por cima! Uma boa opção para a pele são os cremes hidratantes a base de ureia e vitamina E. 

E como perdemos mais água no calor do verão, é necessário aumentar a ingestão de líquidos. Em geral, recomenda-se beber de 2 a 3 litros de água por dia, podendo complementar essa quantidade com água de coco e chás naturais (sem açúcar).

pele limpa no verão

5. A limpeza da pele deve ser diária

Claro que entre os principais cuidados com a pele no verão não poderia faltar a limpeza. Você pode fazer a limpeza da pele diariamente em casa, usando sabonete específico para o seu tipo de pele e após isso, complementar a etapa com um tônico facial. 

No entanto, com o calor, pessoas com pele oleosa sofrem pelo aumento na produção do sebo e podem querer lavar o rosto várias vezes ao dia para controlar esse problema. Porém, isso é um grande erro, pois ele causa um efeito rebote, estimulando ainda mais a oleosidade! Utilize um sabonete adequado e nada de água quente na hora do banho. Lave entre 2 a 3 vezes ao dia com movimentos suaves.

Dicas de produtos para cuidar da pele no verão

Agora que você já sabe quais são os cuidados básicos com a pele no verão, pode começar a procurar os produtos ideais para proteger e tratar sua pele nesse calor. Assim você aproveita a praia e a piscina sem sofrer as consequências depois! Confira nossa seleção e compre diretamente pelo nosso site e receba em casa:

Como cuidar da pele do rosto no verão?

Para manter os cuidados com a pele no verão, você precisa usar um protetor solar facial indicado para seu tipo e tom de pele todos os dias, mesmo em casa. Deve se hidratar bastante e hidratar o rosto, manter a limpeza diária com sabonete específico para a pele e pegar leve na maquiagem.

Quais são os cuidados que devemos ter no verão?

Use protetor solar, beba muita água, não se exponha ao sol com excesso, coma alimentos leves e após a piscina e praia, tome uma ducha de água fria para tirar o sal e cloro.

Como hidratar a pele no calor?

Mesmo que tenha pele oleosa, não deixe de usar hidratante. Escolha um hidratante facial específico e que deixe seu rosto confortável. Combinar hidratantes com fator de proteção solar com protetor solar, é uma ótima dica.

Quais são os cuidados que devemos ter com a pele ao tomar sol?

Use peças de roupas que protejam a pele, use protetor solar antes de se expor ao sol. Após o sol use produtos hidratantes e refrescantes, de preferência com aloe vera na composição. Tome banhos frios e beba muita água.