Blog Lojão do Cabeleireiro

Dicas de cuidados com os cabelos no verão

Publicado em
cuidar dos cabelos no verão

O verão chega e, com ele, o sol, a praia, a piscina… E os danos ao cabelo. É muito importante saber como cuidar dos cabelos no verão, já que não só a luz do sol pode prejudicar a saúde das mechas, mas a água do mar e o cloro da piscina também provocam estragos.

Para você não ter problemas e passar o final de ano e começar 2021 sempre bonita, confira nossas dicas de cuidados com os cabelos no verão, estação mais quente do ano, e os produtos indicados que você encontra aqui no Lojão. 

Pronta para ver as dicas chave que vão fazer a diferença no seu verão? Boa leitura!

Cuidados com os cabelos no verão: ressecamento, frizz e oleosidade são os vilões

Não é à toa que o ressecamento é a preocupação de muitas mulheres, principalmente as com cabelos coloridos, cacheados e por aí vai. Elas enxergam esse dano como a principal questão a ser tratada quando a estação mais quente do ano bate à porta. Para as cacheadas, que tendem a ter os fios naturalmente mais ressecados e delicados por conta de seu formato, a preocupação aumenta ainda mais no verão.

O temido frizz é outra preocupação que tende a chatear as mulheres. Muitas têm bastante dificuldade de controlar os fios. E por fim, temos a oleosidade: fator que pode se agravar nos dias mais quentes.  

Hidratação é o mais importante na hora de cuidar dos cabelos no verão

Falamos que o ressecamento e o frizz costumam incomodar muita gente durante o verão, mas o que nem todo mundo sabe é que uma rotina de hidratação pode ajudar muito com isso.

O ressecamento dos fios é o principal dano que a água do mar ou piscina combinada à radiação solar causam. E vale lembrar que, mesmo em dias em que o sol não dá o ar da graça, os cabelos sofrem com a radiação infravermelha, que se expressa através do calor. Ela é uma grande vilã, já que fragiliza a cutícula, facilitando a perda de água e nutrientes.

Todos os cabelos podem sofrer com os fatores do ressecamento, mas as loiras precisam estar ainda mais atentas. O cabelo loiro sofre ainda mais, pois muitas camadas de cutículas são destruídas durante a química para atingir a tonalidade mais clara.

O ideal é sempre caprichar na hidratação para recuperar os fios já danificados e manter a saúde dos que ainda não foram tão comprometidos. Se possível, faça um cronograma capilar. Procure alternar entre máscaras reconstrutoras e máscaras nutritivas, pois assim seus fios terão reposição de proteína e lipídeos. Dependendo do grau de ressecamento, a frequência pode ser de uma a duas vezes por semana.

DICA EXTRA: usar o condicionador depois de uma máscara de tratamento faz toda a diferença. Ele fecha as cutículas do cabelo, deixando os fios mais macios e protegidos. Para finalizar o ritual com chave de ouro, utilize um leave-in após o banho.

PRODUTOS HIDRATANTES:

No verão, deixe o secador, babyliss e prancha de lado

cuidados com os fios

Assim como o sol, as ferramentas de calor também podem prejudicar seus fios. O calor excessivo pode desnaturar a queratina, principal proteína do cabelo. É ela a responsável pelas propriedades mecânicas dos fios, como elasticidade e resistência. Dependendo da fragilidade e das químicas que o fio possui, essa modificação pode ser irreversível, então fique atenta! Procure evitar o secador, a babyliss e chapinha, dando preferência ao seu cabelo secar naturalmente. Você pode usar um produto finalizador para garantir uma aparência muito mais bonita enquanto o cabelo seca. Esses detalhes fazem diferença ao cuidar dos cabelos no verão.

Se for indispensável utilizar o secador, sempre aplique o protetor térmico no cabelo antes e o ideal é manter o aparelho a 15 cm de distância da cabeça. Opte por temperaturas mornas, mesmo que a potência do seu secador permita ir além, e não deixe a mecha muito tempo em contato com a chapinha ou babyliss. Da mesma forma, não concentre o jato de ar quente no mesmo local por um longo período. 

PRODUTOS FINALIZADORES

Aprenda a controlar a oleosidade do cabelo no verão

cuidados com os cabelos no verão

O couro cabeludo é a “fonte” da juventude dos cabelos, por isso é preciso sempre cuidar dele com bastante cuidado. Muitas pessoas enfrentam com a oleosidade nesses dias mais quentes e alguns detalhes ao cuidar do cabelo no verão podem fazer a diferença.

Nessa estação é comum preferir tomar banho frio, mas ainda há quem não abre mão da água quente. Mas atenção: a temperatura muito alta pode ser prejudicial para a pele. O ideal é que a temperatura da água seja menor ou igual a 25 graus, pois a água quente estimula as glândulas sebáceas da região, aumentando a produção de oleosidade.

Se você enfrenta cabelos oleosos, procure lavar com produtos que ofereçam uma limpeza mais profunda, como os detox e anti-resíduos e jamais aplique condicionador ou máscara na raiz. Não esqueça de enxaguar bem o cabelo depois de lavar ou usar qualquer produto que não seja sem enxágue, para evitar o acúmulo de substâncias nocivas ao couro. Por fim, procure não dormir com os cabelos molhados.

PRODUTOS ANTI OLEOSIDADE

Proteção solar para cuidar do cabelo no verão

Se você é loira e ama ir pro sol para clarear os fios, fique atenta! Mesmo que os raios solares clareiem os fios e o efeito seja bonito, ele não é nada saudável. Os raios UVA degradam a tirosina e a fenilalanina, dois aminoácidos que dão resistência à queratina, deixando os cabelos fracos e quebradiços. Além disso, o sol pode causar queimaduras no couro cabeludo, especialmente para as donas de cabelos muito finos ou homens com calvície.

Já os raios UVB, por sua vez, danificam a estrutura dos fios, favorecendo o ressecamento e quebra. São esses os vilões responsáveis pela perda proteica dos fios, causando microfissuras na estrutura superficial do cabelo, que servem como porta de entrada para danos mais severos, causados pelos raios UVA. Por isso, entre os cuidados com os cabelos no verão está usar sempre leave-ins com proteção solar quando for se expor ao sol, ir à praia ou ir à piscina. Esse produto será seu melhor amigo no verão.

PRODUTOS COM PROTEÇÃO SOLAR

Agora você já sabe como cuidar dos cabelos no verão!

cuidados com os cabelos no verão

Você pode achar algumas dessas dicas de cuidados com os cabelos no verão uma novidade, mas garantimos que segui-las vai valer muito a pena no final. Se você quer manter a saúde e aparência do seu cabelo incríveis durante todo o verão, invista nos produtos citados e aproveite a estação mais quente do ano.

Cuidar bem dos cabelos é tão importante quanto cuidar da sua pele. E aqui no Lojão você encontra a maior variedade de produtos com todos os preços que você busca no seu orçamento. Compre pelo site e receba em casa!